Com essa queda, o Estado fica em 10º lugar entre as federações que mais apresentaram reduções

O Amazonas apresentou entre os meses de janeiro e abril, uma queda de 14%, nos crimes de homicídios. A redução, conforme os dados consolidados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) é o dobro da média nacional, que chegou a 5,9%. Com essa diminuição, o estado ficou entre as 10 federações que apresentaram os melhores resultados para o período.

Amazonas atinge mais do que o dobro da média nacional na redução de homicídios, apontam dados do MJSP

Foto: Divulgação/SSP-AM

Para o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), é resultado do trabalho integrado das Forças de Segurança por meio da Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC) e com o apoio irrestrito do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM).

“Eu quero aqui parabenizar os nossos policiais, que conquistaram esse dado importante para o Amazonas, que é uma redução de 14%de no número de homicídios, quando a média nacional ficou em 5,9%. Esse é um dado consolidado, que recebemos com muito orgulho”, destacou o secretário.

O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, ressaltou que a Polícia Militar tem intensificado as ações ostensivas e de prevenção que, aliados com o apoio dos demais órgãos do Sistema de Segurança Pública, têm contribuído para a redução.

“Nossas equipes operacionais estão diariamente nas ruas, em patrulhamento ostensivo, preventivo e em incursões em áreas consideradas com maior incidência criminal. Tudo isso através de levantamento de inteligência com informações integradas da Polícia Militar, PC-AM e Seai. Estamos empenhados para garantir que esses índices continuem a reduzir e assim possamos garantir a segurança da população amazonense”, afirmou o coronel Klinger.

Prisão de liderança

A integração das Forças de Segurança, também, resultou na prisão de lideranças criminosas  suspeitas de envolvimento em diversos homicídios no Amazonas.

Entre janeiro a maio, quatro alvos da SSP-AM foram localizados e presos fora do estado. Dentre eles estão os  cunhados Kedson Matias Pedrosa, 28 anos e Francimar Silva da Silva, 28 anos, o “Catatau”. Eles foram presos no dia (21/05), na cidade de Fortaleza (CE). As prisões foram resultados de uma ação integrada entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) com a Coordenadoria de Inteligência da SSPDC do Ceará.

Amazonas atinge mais do que o dobro da média nacional na redução de homicídios, apontam dados do MJSP

Foto: Divulgação/SSP-AM

Os outros presos foram Alexandre Araújo Brandão, mais conhecido como “Xuruca”. Ele foi localizado em janeiro deste ano, em Santa Catarina.  Além dele, também foi preso, mas em abril, o narcotraficante Celson Alves dos Santos, de 34 anos, o “Celso Amarelo”. A prisão foi efetuada em um condomínio, na zona oeste do Rio de Janeiro.