Entre as vítimas resgatadas estão uma indígena grávida e uma criança picada por cobra

 

Durante o fim de semana, o Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), órgão integrado à Secretaria de Segurança do Amazonas (SSP-AM), realizou dois resgates aeromédicos. Entre as vítimas resgatadas estão uma criança, de oito anos, que havia sido picada por uma cobra, e uma indígena em trabalho de parto. Ambas residem na área rural de Manaus.

O coordenador do Dioa, delegado Rafael Montenegro, informou, no domingo (03/08), que o resgate foi realizado na comunidade São Sebastião (distante cerca de 50 quilômetros de Manaus). A resgatada foi uma criança, de oito anos, do sexo feminino. Ela havia sido picada por uma cobra.

“Toda essa operação foi em cerca de 22 minutos, indo lá, pegando a criança e voltando para cá. Chegando aqui, ela embarcou na ambulância, onde foi para o hospital para cuidar dessa picada, receber algum antídoto dessa natureza”, informou o delegado.

 

Grávida

No sábado (02/08), o resgate foi de um indígena, de 18 anos, da etnia Baré, residente na comunidade Nova Esperança. A mulher estava com 40 semanas de gravidez e havia entrado em trabalho de parto. 

Em Manaus, todas as vítimas foram recepcionadas pela ambulância do Serviço Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para unidades de saúde.

 

Resgates

Nos últimos seis meses, o Dioa registrou o resgate de 11 pessoas, em comunidades na zona rural de Manaus e também na Região Metropolitana. Uma delas, realizada em maio, auxiliou no resgate de uma mulher em trabalho de parto, da Comunidade Nova Canaã do Aruaú, localizada no Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

 

Aeronaves e aperfeiçoamento de servidores

O Dioa possui quatro aeronaves, entre eles, dois helicópteros Esquilo que possuem uma velocidade média de 210 km/h, sendo essa a unidade usada nos resgates realizados no final de semana. E possui uma aeronave que também serve de instrução das equipes e outra de transporte de tropa.

 

Além disso, os servidores recebem periodicamente treinamentos e cursos de qualificação.  Somente este ano, o Dioa certificou três profissionais, entre eles o inspetor da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ), Fábio Saroldi. As capacitações incluíram o curso de Familiarização para Inspeção, com carga horária de 25 horas, voltado para a aeronave monomotor Schweizer 300 (HU-30).

Outra qualificação foi o curso de Instrutor de Voo de Helicóptero (INVH), ministrado pelo oficial da Polícia Militar do Distrito Federal, Vilner Borges. A formação faz parte do Programa de Treinamento Operacional (PTO), homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Fotos: Victor Levy/SSP-AM