Neste sábado (19), foi realizada uma ação que integra o movimento do World Clean Up Day, que é o Dia Mundial de Conscientização sobre a importância da limpeza das praias, rios e lagos. Foram retirados restos de eletrodomésticos, garrafas pet e isopor, das margens do igarapé do Mindu, no parque municipal do Mindu, no Parque 10, zona Centro-Sul.

A retirada dos resíduos sólidos do igarapé foi realizada por um grupo de 25 militares do Comando do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, que recolhiam os objetos a mão e os ensacavam, para que sejam destinados ao aterro sanitário da cidade.

O igarapé do Mindu tem 22 quilômetros de extensão e corta Manaus de Leste a Oeste. O parque do Mindu, localizado entre a nascente e a foz e que foi criado para preservar as águas do igarapé, recebe resíduos das 14 comunidades que existem entre o início das águas até o parque.

Devido a pandemia do novo coronavírus, neste ano, não será realizado o Dia D de Combate aos Resíduos Sólidos, que mobiliza a sociedade para uma ação de coleta no mês de outubro. A iniciativa com a Marinha será a única deste ano.

Atualmente, o parque municipal do Mindu encontra-se fechado para a visitação por conta das medidas de prevenção à Covid-19.

Em Manaus, sob a coordenação do Comando do 9° Distrito Naval, do 1° Batalhão de Operações Ribeirinhas e da Estação Naval do Rio Negro, os militares realizaram, também, coletas nas orlas do Complexo Naval da Ilha de São Vicente e do Complexo da Estação Naval do Rio Negro.