Governo do Estado beneficiou cerca de 200 famílias, garantindo o fornecimento contínuo de água tratada no município
Com o intuito de fortalecer a segurança hídrica e ampliar o acesso à água potável para a população do município de Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus), o governador Wilson Lima inaugurou, nesta segunda-feira (07/07), um novo poço tubular, reativou um reservatório elevado de concreto e anunciou a nova fábrica envasadora de água no estado.
“Resolvemos um problema que é histórico. Nunca os moradores tiveram acesso à água potável como estão tendo agora; essa é uma estrutura nossa da Cosama em que a população tem acesso à água de qualidade, à água tratável e em abundância”, destacou o governador.
Entre as ações de destaque realizadas por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), está a inauguração do Poço Tubular PT-09, localizado no bairro Osmar Freire (também conhecido como bairro da Torre) que, até então, não era atendido pela Cosama.
A obra foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Sinésio Campos e vai beneficiar cerca de 200 famílias, garantindo o fornecimento contínuo de água tratada na região. O novo poço possui 120 metros de profundidade, vazão de 25 m³/h e diâmetro de 8 polegadas, representando um importante avanço na infraestrutura de captação e abastecimento local.
Outro importante avanço garantido pelo governador Wilson Lima foi a reativação do reservatório elevado de concreto do município, com capacidade para 300 mil litros de água (300m³), que estava desativado há mais de duas décadas. A estrutura passou por um completo serviço de impermeabilização interna e voltou a operar, proporcionando maior eficiência energética, pressão e vazão nas redes de distribuição.
Com a reativação, cerca de 8.775 moradores dos bairros Centro e Ajuricaba passaram a ser diretamente beneficiados. Como parte das melhorias, a Cosama implantou também um ponto de abastecimento exclusivo para o Corpo de Bombeiros, assegurando fornecimento de água mesmo em situações de interrupção de energia elétrica.
Nova fábrica
Durante a agenda em Manaquiri, o governador também anunciou a implantação de uma nova fábrica de água envasada no município de Tabatinga, no Alto Solimões. A estrutura terá a mesma capacidade de produção da unidade de Manaquiri e ampliará o atendimento a comunidades da região, reforçando o compromisso da Cosama com o acesso universal à água tratada no interior do estado.
As ações integram a estratégia do Governo do Amazonas de garantir dignidade e saúde à população, com investimentos contínuos em infraestrutura de saneamento e ampliação da presença da Cosama nos municípios, especialmente em momentos críticos como as cheias e estiagens.
“Essa estrutura de envasamento tem sido importante para atendermos aqueles locais onde há uma dificuldade muito grande de água potável em razão do período da estiagem ou também do período de grandes cheias. Agora vamos inaugurar uma outra envasadora que vai ser importante para atender os municípios e comunidades daquela região ali do Alto e do Médio Solimões, que acabam sendo muito penalizadas em razão do chamado verão amazônico”, concluiu Wilson Lima.
Visita
A programação contou ainda com a visita técnica à Fábrica Estadual Envasadora de Água de Manaquiri, inaugurada em 2022, pelo governador Wilson Lima e que completou três anos de funcionamento no último dia 10 de junho. A unidade tem sido essencial para ações emergenciais do Governo do Amazonas, como no enfrentamento da estiagem e em situações de cheia dos rios. Somente em 2025, a fábrica já distribuiu 57 mil copos de água tratada, totalizando mais de 3 milhões de copos entregues desde sua inauguração.
Com capacidade média de produção de 450 mil copos por mês, a fábrica realiza um rigoroso processo de qualidade. A água é captada de quatro poços subterrâneos, passa por tratamento com hipoclorito de cálcio a 65%, dois filtros (carvão ativado e plissado), e é envasada em máquinas automatizadas e esterilizadas. Análises diárias garantem o cumprimento das normas sanitárias, desde a água bruta até o produto final.
Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom
Deixar um comentário