Da autoria do pesquisador Alex Viana, a obra busca ampliar o debate sobre a produção literária indígena

Nesta sexta-feira (25/07), o município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) recebe o lançamento do livro “Entre Mitos, Encantados e Visagentos: A literatura infantojuvenil indígena no Amazonas”, de autoria do pesquisador amazonense Alex Viana, doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). A obra explora as literaturas indígenas produzidas no Amazonas, com foco no público infantojuvenil. O evento será realizado às 19h, na Biblioteca Tonzinho Saunier, localizada na Avenida Nações Unidas, no Centro da cidade.

O lançamento conta com apoio do Governo do Amazonas, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, da Biblioteca Tonzinho Saunier, do PPGLA/UEA e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR.A publicação é fruto da Segunda Oficina Laboratório Editorial, com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital nº 07/2023 – CONEC – Fomento às Artes e Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Resultado de uma trajetória acadêmica voltada ao estudo das narrativas indígenas, o livro sistematiza pesquisas desenvolvidas entre 2021 e 2022 no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas (PPGLA/UEA), onde o autor concluiu o mestrado. Viana também é graduado em Letras pelo Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP/UEA) e especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Educanorte.

Voltada para professores, pesquisadores, agentes culturais, estudantes e o público em geral, a obra tem como objetivo ampliar o debate sobre a produção literária indígena no estado, reconhecendo e valorizando as vozes originárias que integram o cenário cultural e literário da região.

Segundo Alex Viana, a expectativa é que a publicação dialogue com diferentes públicos e contribua significativamente para o fortalecimento do conhecimento sobre as literaturas indígenas. “Este livro nasce do compromisso com a valorização das narrativas indígenas e da necessidade de difundir essas produções, que ainda são pouco conhecidas nos meios acadêmicos e culturais“, afirma o autor.

A entrada para o lançamento é gratuita, e o evento promete ser um importante encontro entre literatura, pesquisa e cultura amazônica.

Foto: Divulgação