Inspirado pela palavra “Banzeiro”, que descreve o movimento ondulatório das águas dos rios amazônicos, o espetáculo “Banzeiro Manauara” promete agitar os principais pontos turísticos de Manaus com dança, música e cultura. Em uma performance itinerante e inclusiva, o público será convidado a festejar a riqueza cultural da cidade através de danças urbanas, regionais e elementos da tradição indígena.

O espetáculo busca entreter, e também promover uma reflexão sobre inclusão social e diversidade. Tem a participação de um artista cadeirante, que, propõe novas formas de enxergar a dança e o corpo. A trilha sonora, com destaque para a música “Manaus, Meu Amor”, do cantor e compositor local Marquinhos Negritude, cria uma conexão com a cidade e transforma os espaços públicos em palcos de arte e expressão.

As apresentações gratuitas irão percorrer em quatro locais turísticos de Manaus: o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o Parque Municipal do Mindu, a Praia da Ponta Negra, e finalizando com uma grande apresentação no Teatro da Instalação. O projeto visa envolver a comunidade local e turistas, oferecendo uma experiência artística inclusiva para todas as idades.

Além de homenagear o aniversário da cidade, “Banzeiro Manauara” tem como missão valorizar a identidade cultural manauara, promover o diálogo entre suas diversas influências e despertar um sentimento de orgulho e pertencimento na comunidade.

 

Programação das apresentações:

Mercado Municipal Adolpho Lisboa
Dia 26 de outubro (sábado) – 09h

Parque Municipal do Mindu
Dia 27 de outubro (domingo) – 09h

Praia da Ponta Negra
Dia 27 de outubro (domingo) – 17h

Teatro da Instalação (Centro)
Dia 01 de novembro (sexta-feira) – 18h

FICHA TÉCNICA

Direção: Adriano Emanuel
Assist. de direção: Josiely Pedroso
Intérpretes: Jorge Luis Trocelis, Keven Maia,
Miguel Maia, Juliana Ferreira e Josiely Pedroso.
Coreografia: Adriano Emanuel, Josiely Pedroso,
Keven Maia e Jorge Luis Trocelis
Figurino: Josiely Pedroso e Keven Maia
Montagem e remixagem da trilha sonora:
Lucas Felix (DJ WKilla)
Participações especiais:
Marquinhos Negritude cantor e compositor
Sandro Passos cantor e compositor
Victor Cintrão flautista
Videomaker: Joseph Parente
Produção: Adriano Emanuel

O espetáculo é uma oportunidade de se reconectar com a cultura manauara e vivenciar a arte em suas múltiplas formas.

ESTE PROJETO FOI CONTEMPLADO PELO EDITAL PRÊMIO MANAUS IDENTIDADE CULTURAL – DEMAIS LINGUAGENS, POR MEIO DA LEI COMPLEMENTAR N° 195/2022 – LEI PAULO GUSTAVO POR MEIO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA