A arte como ferramenta de transformação social é a essência do espetáculo “Um Só Corpo”, que retorna aos palcos de Manaus em apresentações gratuitas nas zonas oeste e norte da cidade. O projeto destaca a vivência do artista com deficiência física e busca sensibilizar o público sobre acessibilidade, inclusão e igualdade.

 

Tendo como peça central o artista Miguel Maia, cadeirante e referência no cenário cultural, a montagem reúne quatro intérpretes-criadores que mesclam dança urbana e contemporânea. Juntos, eles simbolizam a união de corpos em prol da diversidade, desconstruindo estereótipos e ressaltando a potência da arte como linguagem universal.

Foto: Proponente do Espetáculo – Miguel Maia

Já apresentado no 10º Festival Amazonas de Dança e na Circulação pelo edital Prêmio Manaus Identidade Cultural – Demais linguagens, o espetáculo segue sua trajetória de impacto, levando ao público uma reflexão sobre os desafios e as superações enfrentadas pelo artista com deficiência.

A primeira apresentação será neste domingo, dia 21 de setembro de 2025, às 9h, na Casa de Praia Zezinho Corrêa – Ponta Negra, com acesso livre e gratuito.

“O ‘Um Só Corpo’ nasceu da necessidade de mostrar que a dança é para todos. Queremos que o público perceba que a inclusão não é um favor, mas um direito, e que a arte pode ser o caminho para transformar mentalidades e derrubar barreiras sociais. Nosso objetivo é inspirar, emocionar e abrir espaços para que mais artistas com deficiência possam ser reconhecidos e valorizados”, destaca Miguel Maia, o proponente do projeto .

Além de democratizar o acesso à cultura, com apresentações abertas a estudantes e ao público em geral, o espetáculo pretende engajar a comunidade, incentivando o diálogo sobre a importância da inclusão. A iniciativa reforça a coesão social e amplia a valorização da diversidade no meio artístico, tornando-se um marco para a cena cultural manauara.

O espetáculo contará com interpretação em libras, realizada por Renan Rodrigues, facilitando a participação da comunidade surda.

Direção geral: Adriano Emanuel
Assistente de Direção: Josiely Pedroso
Coordenador Técnico e Ensaiador: Miguel Maia

Intérpretes – Criadores:
Alef Daniel
Keven Maia
Juliana Ferreira
Josiely Pedroso
Miguel Maia

Assistente de produção: Jéssica Souza

Intérprete de Libras: Renan Rodrigues
Designer gráfico e Marketing: Adriano Emanuel

Confecção do Figurino(Calça do espetáculo): Sup Aspecto (Rodrigo Alencar)
Figurinista: Josiely Pedroso

Cobertura do Espetáculo (Video/Fotos): Damasceno Stúdios

O projeto “Um Só Corpo” é realizado com o apoio do Governo do Estado do Amazonas, Conselho Estadual de Cultura, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e do Governo Federal.

Mais informações acompanhe as redes sociais @miguelmaiaoff e @ddtankers