Anúncio foi feito durante inauguração da primeira escola de tempo integral do Cetam, em Silves

 

O governador Wilson Lima anunciou, na manhã desta quarta-feira (11/09), a construção da segunda Escola da Floresta e contará com a parceria da empresa Eneva. O anúncio foi feito durante a inauguração de uma unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) no município.

Governador Wilson Lima anuncia construção da segunda Escola da Floresta

Foto: Alex Pazuello/Secom

“É uma escola do conceito de sustentabilidade, em que os alunos dessas comunidades terão as disciplinas regulares, mas focados na questão da preservação ambiental. Esse é o caminho mais seguro que a gente tem de preparar as nossas crianças para o futuro e enfrentar a realidade climática que a gente começa a viver agora”, afirmou o governador Wilson Lima.

O foco da unidade será permitir o acesso a novas tecnologias educacionais, alinhando conhecimentos às práticas sustentáveis. As Escolas da Floresta são projetadas para ter um baixo impacto ambiental e construídas em modelo sustentável, com a utilização da madeira de manejo florestal e, também, madeira objeto de apreensão; buscando a preservação de recursos naturais, como fauna, flora, solo e recursos hídricos de forma socialmente justa e economicamente viável para as comunidades do entorno das unidades.

Governador Wilson Lima anuncia construção da segunda Escola da Floresta

Foto: Alex Pazuello/Secom

Em julho, o Governo do Amazonas inaugurou a primeira Escola da Floresta, localizada na comunidade Bom Jesus do Angelim, em São Sebastião do Uatumã, com capacidade para 200 alunos.

O projeto é executado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), integra o Programa “Educa+ Amazonas”, lançado pelo governador Wilson Lima, em 2021, e tem como objetivo central transformar unidades de ensino em espaços de gestão democrática, de respeito à diversidade sociocultural, ampliando o olhar sobre a Educação Ambiental, Sustentabilidade e ensino tecnológico em comunidades ribeirinhas do interior do estado.

Governador Wilson Lima anuncia construção da segunda Escola da Floresta

Foto: Alex Pazuello/Secom

A iniciativa busca levar a essas localidades o acesso a novas tecnologias educacionais, alinhando esses conhecimentos às práticas sustentáveis, oferecendo oportunidade de educação de qualidade a crianças, jovens e adultos que vivem nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), ampliando o acesso à educação formal e fortalecendo o conhecimento tradicional dessas populações.