Segundo pesquisas realizadas pela Nasa, há incêndios em grandes proporções nas áreas de floresta tropical ao redor de todo o mundo.
Apesar da repercussão sobre os incêndios nas florestas estar focada para a região amazônica, não só o Brasil, mas países como Sibéria, Indonésia e África Central são países que também vivem essa realidade. Esse direcionamento acontece pelo fato de 60% da floresta tropical estar no Brasil e ser reconhecida mundialmente como “o pulmão do mundo”.
Sibéria
Na Sibéria, segundo o Greenpeace, os incêndios ocorridos neste ano estão sendo “um dos piores acontecimentos do século”. Durante os verões na Sibéria os incêndio são recorrentes, porém este ano se alastrou com mais intensidade pelo fato da temperatura estar super elevada e com ventos intensos. Segundo a Agência Federal da Rússia mais de 100 mil km² foram afetados neste ano.
Indonésia
Assim como no Amazonas, a temporada de focos de incêndio estão acontecendo com muita intensidade por serem os meses mais quente e ou seco do ano. Na Indonésia o desmatamento feito por empresas em áreas particulares são muito recorrentes o que aumenta mais o índice de queimadas de área florestal.
África
Na África Subsaariana os satélites da Nasa, identificaram milhares de incêndios na Angola, Zâmbia e na República Democrática do Congo.
os incêndios na República Democrática do Congo e na Zâmbia estão um pouco acima da média da temporada, mas já foram mais altos em anos anteriores.
Na Angola os incêndios chegaram perto do nível recorde neste ano. No entanto na República Democrática do Congo, uma grande parte dos incêndios está sendo registrada no sul do país, no entanto não afeta a floresta tropical.