Órgãos do Estado se mobilizaram pela passagem dos 17 anos da Lei Maria da Penha

 

A campanha Agosto Lilás do Governo do Amazonas chegou ao Centro de Manaus, ontem (08/08). Dezenas de mulheres participaram da caminhada “Essa luta é de todos nós”, que percorreu a avenida Eduardo Ribeiro até o Largo de São Sebastião. A tarde de intervenções na região central finalizou com a iluminação do Teatro Amazonas.

Agosto Lilás: programação chega ao Centro de Manaus com caminhada e iluminação do Teatro Amazonas

As atividades foram coordenadas pelos órgãos do Estado, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Assistência Social (Seas), Cultura e Economia Criativa e Fundo de Promoção Social (FPS) foram as instituições estaduais mobilizadas, além das organizações da sociedade civil (OSCs). O ato foi realizado em alusão aos 17 anos da Lei Maria da Penha, celebrado nacionalmente no dia 7 de agosto.

Agosto Lilás: programação chega ao Centro de Manaus com caminhada e iluminação do Teatro Amazonas

Foto: Arthur Castro/Secom

A secretária executiva de Políticas para as Mulheres (SEPM), Maricilia Teixeira, representou a Sejusc nas atividades. “Nós estamos aqui hoje para unir forças, porque sozinhas nós não conseguiríamos atingir várias pessoas, então, hoje, estamos unindo forças. O Estado, a Prefeitura, ONGs para mostrar que as mulheres têm sim direitos e que precisam ser mais valorizados”, destacou.

Agosto Lilás: programação chega ao Centro de Manaus com caminhada e iluminação do Teatro Amazonas

Foto: Arthur Castro/Secom

Com o apoio de um carro de som, a mobilização buscou sensibilizar as mulheres do comércio local, com palavras de ordem, informações sobre canais de denúncia e os direitos das mulheres, além da identificação das violências domésticas mais comuns.

A subsecretária da Semasc, Graça Prola, destacou a importância da união entre o executivo estadual e municipal para a campanha. “Nós queremos ter uma cobertura maior. A Seas com seus Centros de Convivência e seus municípios do interior, Sejusc com os PACs e as unidades que eles têm, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher que tem órgão público da sociedade civil, as organizações da sociedade civil, igreja e de outros credos aqui conosco para apoiar a luta contra a violência às mulheres”, afirmou.

 

Ação conjunta

 

O Fundo de Promoção Social e a Seas também mantiveram as equipes mobilizadas para atuar na programação. A Secretaria de Cultura foi a responsável pela iluminação do Teatro Amazonas na cor lilás.

“Essa data é muito significativa para todos nós, para todos os amazonenses, para todos os brasileiros e, principalmente, para todas as mulheres. E pensando nesse mês de conscientização e combate à violência contra a mulher o Governo do Estado junto com a Prefeitura estão aqui unindo forças para sensibilizar a sociedade sobre a importância da gente combater, todos os dias, a violência contra a mulher e da gente se unir para encontrar alternativas e políticas públicas, que façam com que a Lei Maria da Penha seja cumprida na sua integralidade”, afirmou a secretária Kathelen Braz.