Vivência artística faz parte das atividades educativas do Festival Música na Estrada

Um intercâmbio entre os fazeres artísticos do Corpo de Dança do Amazonas e da Focus Cia de Dança foi realizado, nesta terça-feira (08/08), no Teatro da Instalação. A vivência artística entre as duas companhias faz parte das atividades educativas da 9ª edição do Festival Música na Estrada.

Corpo de Dança do Amazonas e Focus Cia de Dança realizam intercâmbio artístico no Teatro da Instalação

Foto: Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Na oportunidade, as duas companhias de dança puderam conhecer melhor a metodologia e as dinâmicas utilizadas por cada uma em seu cotidiano artístico.

Apresentado pelo Instituto Vale, o Festival Música na Estrada está em sua nona edição e é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal, e da Kommitment Produções Artísticas.

Em Manaus, o projeto conta com o apoio institucional do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Para o inspetor do Corpo de Dança do Amazonas, Eduardo Klinsmann, o encontro entre as companhias é de extrema importância, especialmente porque foi aberto a artistas independentes de outras companhias, que também tiveram acesso ao conhecimento acumulado pelos dois grupos de dança.

Corpo de Dança do Amazonas e Focus Cia de Dança realizam intercâmbio artístico no Teatro da Instalação

Foto: Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

“É imensurável o que o profissional de dança ganha com esse tipo de atividade. É muito subjetivo. Mas, ao mesmo tempo, é muito particular como a dança e essa troca vai chegando em cada indivíduo”, afirma Eduardo.

Para ele, o acesso ao outro é enriquecedor. “O que se pode dizer é que o maior ganho é você ter acesso a outros corpos, a outras mentes, a outros pensamentos e possibilidades. Isso só a arte, de fato, nos permite ter”, opina.

Multiplataforma

O diretor-geral do Festival Música na Estrada, Fernando Ramos, destacou a evolução do evento ao longo dos anos. “A gente vem pra Manaus desde 2010. E, à medida em que foram sendo realizadas as edições, o projeto foi crescendo. Inicialmente foi uma turnê com orquestra de música barroca nas principais cidades do Norte do país. Aí, depois, ele foi crescendo”, conta Fernando.

De acordo com o diretor, o festival foi crescendo à medida em que o público foi pedindo mais. No início, nem chegava a ter a configuração de um festival.

”O público foi pedindo mais. Aí virou festival e hoje é uma multiplataforma que oferece dança, oferece jazz, oferece música instrumental, oferece oficina de teatro, oferece oficina de dança. E, para nós é sempre uma grande satisfação vir para Manaus porque a gente encontra aqui um clima artístico excelente para promover essas ações”, afirma o diretor.

Programação artística

Um encontro inédito entre o Corpo de Dança do Amazonas e a Focus Cia de Dança marca a abertura da programação artística do Festival Música na Estrada 2023, nesta quarta-feira (09/08), às 20h, no Teatro Amazonas.

Corpo de Dança do Amazonas e Focus Cia de Dança realizam intercâmbio artístico no Teatro da Instalação

Foto: Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

O Corpo de Dança do Amazonas vai apresentar a coreografia “TA | Sobre ser grande” e a Focus Cia de Dança vai executar o espetáculo “As Canções que Você Dançou pra Mim”, na noite denominada “Gala de Dança”. A programação é gratuita.

Na quinta-feira (10/08), também às 20h, a Amazonas Filarmônica, o Coral do Amazonas e Solistas, sob a Direção e Regência do maestro Marcelo de Jesus, apresentam a monumental obra Requiem, do compositor italiano Giuseppe Verdi, também no Teatro Amazonas, com entrada franca e classificação indicativa livre.