Estudo elaborado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados (Ranking do Saneamento Básico – 100 Maiores Cidades do Brasil), mostra que Manaus só piorou em saneamento nos últimos sete anos da gestão do prefeito Arthur Neto (PSDB).
Segundo dados do ranking divulgados nesta semana, nos últimos sete anos (não há dados de 2013), Manaus sempre esteve entre os 20 piores municípios, de 100 avaliados. Para a definição da pesquisa, são avaliados critérios como indicadores de atendimento de água, coleta e tratamento de esgotos, índices de perdas e investimentos.
Veja abaixo a série histórica de Manaus:

FOTO: Divulgação
Perdas – De acordo com o Trata Brasil, Manaus perde mais da metade da água produzida e do faturamento decorrente de perdas. A capital possui 72,28% de perdas no faturamento e 74,95% de perdas da distribuição.
Nota positiva – Das capitais brasileiras, Manaus foi a capital que obteve maior nível de atendimento em água, um crescimento de 7,51%.
Segundo o levantamento de 2020, enquanto 91,42% dos moradores da capital amazonense são atendidos com fornecimento de água, somente 12,43% tem esgoto coletado. Desde 2009, o Instituto Trata Brasil, em parceria com a GO Associados, divulga o Ranking do Saneamento Básico – 100 Maiores Cidades do Brasil.
Neste ano de 2020, o estudo aborda os indicadores de água e esgotos nas maiores cidades do país com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – ano base 2018, divulgado anualmente pelo Ministério das Cidades.
No Ranking do Saneamento Básico de 2019, Manaus ficou na 98ª posição. Naquele ano, o estudo considerava informações do ano de 2017. Já no Ranking do Saneamento Básico de 2020, considerando dados de 2018, a capital do Amazonas passou a figurar na 96 ª posição, entre 100 cidades avaliadas.
A Aegea Saneamento e Participações S.A (Águas de Manaus) assumiu o serviço de água e esgoto na capital do Amazonas em 2018, ao adquirir a Manaus Ambiental e a Rio Negro Ambiental, que eram as responsáveis pelos serviços.
Fonte: Instituto Trata Brasil
http://tratabrasil.com.br/estudos/estudos-itb/itb/ranking-do-saneamento-2018
Deixar um comentário