A área onde está localizada a ocupação irregular Monte Horebe, nas proximidades da Reserva Adolpho Ducke, na zona Norte de Manaus, receberá ações de recuperação ambiental. Equipes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) estão em campo, nessa segunda-feira (02/03), acompanhando o processo de desocupação.

A ocupação da localidade pelo Governo do Estado teve início nesta manhã, com o atendimento social às famílias que residem na comunidade. Na ocasião, técnicos da Sema e do Ipaam iniciaram um levantamento dos possíveis impactos ambientais na área, realizado com auxílio de drones.

“Nesse momento, a preocupação do Governo do Estado é desocupar aquela área para possibilitar melhores condições de moradia e qualidade de vida para aquelas pessoas. Posteriormente à desocupação, a estratégia é realizar um planejamento para recuperação ambiental da área, em especial nas margens de igarapés e Áreas de Preservação Permanente (APP)”, explicou o secretário da Sema, Eduardo Taveira, ao ressaltar que todas as ações já estão integradas ao planejamento de ocupação em curso pelo Governo do Estado.

Na manhã dessa segunda-feira (02/03), o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, e a delegada Carla Biaggi, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), sobrevoaram a ocupação irregular Monte Horebe. Segundo ele, foi constatado um aumento na área ocupada pelas famílias.

Valente informou ainda que, desde janeiro de 2019, o Ipaam vem monitorando a ocupação irregular, juntamente com a Dema e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb). “Na época, chegamos a desarticular parte dessa área invadida. Além de mais de 100 lotes divididos para a comercialização, constatamos que no local havia retirada de madeira ilegal e também a prática de caça de animais silvestres”, completou.

Mapeamento –  Conforme indicado em mapeamento de alta resolução realizado pela Sema, em setembro de 2019, a área onde está localizada a ocupação Monte Horebe fica a cerca de 260 metros em linha reta da Área de Proteção Ambiental (APA) Adolpho Ducke.

“Também daremos todo o apoio aos órgãos responsáveis pela área na realização de atividades de educação ambiental junto à população do entorno, com suporte técnico quanto às ações de recuperação da área e gestão de resíduos sólidos, além de monitoramento remoto da área, em parceria com o Ipaam”, completou o secretário da Sema, Eduardo Taveira.